Lisboa – A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, nesta sexta-feira, a detenção de Fernando Ribeiro, um dos cinco fugitivos da prisão de Vale dos Judeus, localizada em Alcoentre. A captura ocorreu na localidade de Castanheira da Chã, em Montalegre, uma região situada em Trás-os-Montes. O fugitivo foi encontrado sozinho em uma residência e estava de posse de vários equipamentos tecnológicos, que a PJ acredita terem sido utilizados durante sua fuga.
Em uma conferência de imprensa realizada pela PJ, Luís Neves, diretor nacional da instituição, explicou que a operação de recaptura foi realizada com extrema cautela e discrição, o que contribuiu para o sucesso da prisão. Neves fez referência ao fato de que, desde o início da busca, a estratégia adotada foi manter as ações em silêncio, o que se mostrou eficaz na captura de outros fugitivos, como Fábio “Cigano”.
Manuela Santos, diretora da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNC), também participou da conferência e explicou que, após a detenção, Fernando Ribeiro será transferido para o Estabelecimento Prisional de Monsanto, uma prisão de alta segurança. A responsável ainda destacou que, desde o início, a PJ manteve contato com as autoridades dos países de origem dos outros três fugitivos ainda em liberdade e com as autoridades de diversas nações para tentar localizá-los. Santos mencionou que existe um canal de comunicação especial entre as forças policiais para coordenar a busca.
Manuela Santos revelou que o paradeiro de Fernando Ribeiro já era conhecido há alguns dias, e que a PJ estava trabalhando arduamente para garantir que a operação fosse bem-sucedida. A captura foi descrita como “uma operação complexa”, com a abordagem do fugitivo ocorrendo sem maiores incidentes. Ribeiro tentou fugir no momento em que foi abordado pelas autoridades, mas sem sucesso.
Além de diversos equipamentos tecnológicos, Ribeiro estava de posse de uma arma com silenciador e munições, o que levanta suspeitas sobre o uso desses materiais durante a sua fuga. A PJ continua a investigar se outras pessoas ajudaram os detentos a escapar.
A fuga do Estabelecimento Prisional de Vale dos Judeus aconteceu no dia 7 de setembro, quando cinco reclusos conseguiram escapar. Até o momento, dois fugitivos foram recapturados: Fábio “Cigano” e Fernando Ribeiro. Ainda permanecem em fuga o argentino Rodolfo José Lohrmann, o britânico Mark Cameron Roscaleer e o georgiano Shergili Farjiani.
A Polícia Judiciária continua a trabalhar intensamente para capturar os três fugitivos restantes, com o apoio de várias entidades policiais internacionais.