Luanda – As candidaturas à Presidente da Liga da Mulher Angolana (LIMA), terão sido validadas e apuradas tendo em conta a realização do V Congresso Ordinário a decorrer nos dias 04 e 05 de Outubro deste ano para eleição da substituta de Bonguela Mbonguila, Presidente cessante.
By: Mavungo André
A realização das Conferências Comunais, Municipais e Provinciais, constituem a principal componente que deve e unicamente permitir congregar perto de mil Delegados ao Conclave, oriundos das 18 Províncias para eleger a nova Presidente entre Iveth Nunda Kapapelo, Alice Sapalo Chivemba e Cesaltina Kulanda.
De acordo com Albertina Navita Ngolo, porta – voz da Comissão Organizadora, as pré – candidatas, actualmente validadas, volvidos 48 horas de trabalhos intenso que visou a apreciação e analise do “dossiê”, conclui – se de que terão obedecidas e cumpridas os requisitos necessário com base aos regulamentos estatutário.
“Podemos assegurar que elas corresponderam com as expectativas e reúnem os requisitos preciso em conformidade com os estatutos por forma a que uma delas assuma a liderança máxima da LIMA”, assegurou.
Sob lema, a proximidade, empoderamento e a liderança transformadora, Iveth Nunda Kapapelo, uma das candidatas à liderança, admitiu que em caso de vitória, o seu plano de acção centra – se em programas de empoderamento da Mulher e torná – la mais forte sobre os mais vários esfera da sociedade.
Entretanto, Alice Sapalo Chivemba, igualmente candidata à liderança da LIMA, e caso venha ganhar, vai focar – se em projectos voltados para potenciar as valências da Mulher e alcançar grandes feitos.
Já Cesaltina Kulanda, também candidata à eleição do dia 05 de Outubro, direcciona o seu programa para as áreas rurais, sub-urbanas e urbanas e criar políticas concretas que potenciam a Mulher na luta e combate à fome e eradicação da pobreza.