O serviço de Investigação Criminal “SIC” no Cunene recuperou mais de 20 viaturas roubadas na Vizinha República da Namíbia nos períodos de 2019 à 2024.
By: Dino Manuel
As referidas viaturas, foram encontradas nas províncias de Benguela, Huila e em alguns Municípios da província do Cunene.
Ainda recentemente, o SIC/Cunene procedeu a entrega de quatro (04) viaturas aos legítimos proprietários através da Polícia namibiana,trata-se de 04 viaturas todas de marca Toyota, sendo 02 de modelo corola e 02 Hilux, as quais, haviam sido furtadas em território namibiano e recuperadas em Angola nos Municípios de Namacunde, Ombadja ( Cunene) e a última no Município dos Gambos província da Huila.
De acordo com o Porta-voz do SIC/ Cunene, Beloune Carlos, que prestou esta informação em exclusivo, nesta segunda-feira, fez notar que a recuperação das viaturas em referência é fruto de um trabalho aturado em coordenação com o SIC/ Huila e frisou que estas últimas viaturas é resultante de uma investigação que vem já a decorrer desde Outubro de 2023 (uma) e as outras 03 foram furtadas em Julho de 2024.
Beloune Carlos, adiantou que na base daquilo que é a investigação, duas dessas viaturas foram recuperadas no Município de Namacunde ( próximo da linha da fronteira), os meliantes em perseguição abandonaram a viatura num local ermo e a polícia conseguiu recuperar.
As outras duas, uma foi recuperada no Município de Ombadja em estado de abandono, os meliantes puseram-se em fuga e a outra foi recuperada na província da Huila no Município do Lubango.
O responsável, salientou que esta última ( viatura) foi encontrada em posse dos autores ( dois cidadãos) todos de nacionalidade Namibiana e por conseguinte, foram presente ao Meritissimo Juiz de Garantias e por insuficiência de provas ( hipótese) o Juiz ordenou a soltura dos implicados visto que o crime ocorreu noutro território então, o Juiz não teve base para manté-los na prisão.
Uma vez que eram cidadãos considerados altamente perigosos na vizinha Namibia fez-se a expulsão administrativa desses cidadãos, baseados nos protocolos e através do Serviço de Migração Estrangeiro “SME ANGOLA” entregou -se ao SME Namibiano tendo prosseguido com os outros procedimentos administrativos.
Beloune Carlos fez saber que essa partilha de informação entre os dois países tem sido facilitada pelo consulado da Namibia acredito em Ondjiva ( Cunene) e tem sido um elo de ligação porque sempre que há algum assunto, através da Adida de policia acreditada em Ondjiva essa interacção tem sido facilitada.
Garantiu que os dois países vão continuar a manter essa interacção, vão trabalhar juntos no âmbito dessa matéria de furto e roubo de viaturas e outros crimes transfronteiriços para assim devolver esse sentimento de segurança às populações de ambos os países.