Com abertura do posto fronteiriço da Santa-clara província do Cunene, em regime de funcionamento de vinte e quatro horas dia, a Administração Geral Tributária -AGT, prevê arrecadar mais de vinte milhões de kwanzas, querendo assim alcançar cento e vinte milhões mensais contra os cem milhões arrecadados anteriormente.
By: Dino Manuel
A informação foi recentemente avançada na província do Cunene pela Administradora da AGT Nerethz Tati.
” Nós perspectivamos com esse processo de facilitação cerca de um aumento de 20% na medida em que vai se observar maior circulação quer de pessoas , bens e meios de transporte, estamos a falar cerca de mais 20 milhões de kwanzas. Nós estamos a falar portanto mensalmente uma receita de cem milhões e pensamos que com esse incremento poderemos chegar sensivelmente em cento e vinte milhões mensais. Nesta altura movimento de mercadorias portanto sem pejuizo dos pedestres portanto circularem mas sem sombra de dúvidas a circulação de mercadorias é mais rentável “.
Relativamente às violações fiscais, Nerethz Tati, disse que a nível da 6° região não há processo crítico mas observa-se focos de crimes de contrabando de combustíveis.
” Nós a nivel da 6°região não temos o processo tão crítico portanto ainda se observa sim em focos particularmente de crime voltado ao contrabando de combustíveis mas nada comparável com portanto a região norte, entretanto o governo também por iniciativa local desenvolveu uma operação e esta operação portanto visa que os órgãos locais estejam à boca das bombas, portanto todos os órgãos com representação e com uma vertente de fiscalizações portanto depois fazem aquilo que é a conciliação dos dados a quando da saída dos meios de transporte, nós estamos a falar de 50 bidãos mensais, não é expressivo” disse.
Posto aduaneiro da santa-clara vai arrecadar 120 milhões mensais .