Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Amnistia Internacional exige respeito ao direito de protestos em Luanda

A Amnistia Internacional lembra que as autoridades angolanas devem respeitar os direitos dos manifestantes em Luanda durante a manifestação prevista para 22 de junho...
HomeMUNDOMorte do presidente Ebrahim Raïssi: felizes, os iranianos comemoram sua morte

Morte do presidente Ebrahim Raïssi: felizes, os iranianos comemoram sua morte

No Irão, o Presidente Ebrahim Raïssi morreu na queda do seu helicóptero. Esta tragédia que entristeceu muitos dos seus cidadãos, no entanto, encantou parte da população.

Enquanto o guia iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, apelava à serenidade e à continuidade da administração, uma onda de alegria varreu as redes sociais iranianas, especialmente entre as mulheres iranianas que se opõem às políticas rigorosas da República Islâmica, interpretada por Ebrahim Raïssi.

Nas redes sociais foram partilhados vídeos de mulheres a dançar e a celebrar a morte do homem apelidado de “Açougueiro de Teerão”, acompanhados do slogan “Mulheres, Vida, Liberdade”, símbolo do movimento de protesto reprimido no Irão.

A morte de Ebrahim Raïssi , eleito presidente desde 2021 e considerado um ultraconservador, foi saudada com sentimento de libertação por alguns iranianos. Ele foi cotado para suceder o aiatolá Khamenei,

Estas demonstrações de alegria podem ser explicadas pelo controverso histórico de Ebrahim Raïssi , marcado pela sua atuação dentro da Comissão da Morte em 1988, que executou milhares de presos políticos, e pela sua repressão impiedosa ao movimento de protesto de 2022, causando centenas de mortes.