Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Amnistia Internacional exige respeito ao direito de protestos em Luanda

A Amnistia Internacional lembra que as autoridades angolanas devem respeitar os direitos dos manifestantes em Luanda durante a manifestação prevista para 22 de junho...
HomeNOTÍCIASSOCIEDADEMaia de 150 gavetas desactivadas por avaria de 15 câmaras da Morgue...

Maia de 150 gavetas desactivadas por avaria de 15 câmaras da Morgue Central

A situação arrasta-se desde Julho de 2023. Director da morgue evoca problemas no sistema de refrigeração. Profissionais vêem-se obrigados a pôr na mesma gaveta dois a três corpos.

Fonte: NJ

Mais de 100 gavetas, na Morgue Central de Luanda, encontram-se desactivadas por avaria de 15 câmaras de conservação de cadáveres. Segundo o director, a situação arrasta-se desde Julho de 2023.

Manuel Satumba precisou que, das 23 câmaras instaladas na principal casa-mortuária da província de Luanda, quinze estão avariadas, o que corresponde a 180 gavetas desactivadas devido a problemas no sistema de refrigeração, e apenas oito estão à disposição dos “utentes”, ou seja, 107 têm condições técnicas para conservar cadáveres.

Face ao défice de gavetas e às entradas diárias de cadáveres, o responsável disse que os profissionais são “obrigados” a pôr numa mesma gaveta dois a três corpos. Acrescentou que, neste momento, no necrotério, estão mais de 300 corpos, entre os que morreram por doença e os que foram baleados ou atropelados na via pública.