A embaixadora do Reino dos países em Moçambique, visitou na passada sexta-feira, 22.03. a Escola Comunitária Santo Antônio da Malhangalene, a fim de aferir as atividades levadas a cabo pela ASCHA com o apoio do Centro de Aprendizagem e capacitação da Sociedade Civil CESC.
By: Arson Armindo
A interacção serviu para conhecer a estrutura, dinâmica de trabalho e impacto das acções das duas organizações que implementam projectos financiados pela Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, como também para conversar especialmente sobre os desafios dos direitos das mulheres em Moçambique. Na ocasião, Elsbeth Akkerman mostrou o seu compromisso com a causa do ASCHA e do CESC, expressando-se de forma surpreendente com o conhecimento que os alunos têm sobre os direitos das mulheres. Pela importância que o compromisso com a Igualdade de Gênero deve assumir na sociedade moçambicana, Elsbeth manifestou o interesse do Governo Holandes em apoiar Moçambique nestes desafios. “No geral, o Governo do Reino dos países baixos está empenhado em contribuir na construção de um Moçambique mais saudável, mais estável e mais democrático para todos, especialmente para jovens, mulheres”, referiu.
Por sua vez, Bricia Carlos, que frequenta a 9 classe, disse ao Jornal Generus, que a offcina de Direitos das Mulheres transformou a sua forma de pensar e dos seus pais em relação à igualdade entre homens e mulheres, bem como o respeito dos direitos humanos.“Antes de fazer parte da oficina dos Direitos das Mulheres eu pensava que as tarefas domésticas eram da minha responsabilidade (por ser menina). Não sabia que os meus irmãos também têm o dever de fazer trabalhos domésticos. Eu aprendi sobre igualdade de direitos aqui no clube e consigo falar com os meus pais e irmãos sobre a necessidade de partilha de responsabilidades dentro de casa”, contou Bricia Carlos, membro do clube oficinas dos Direitos das Mulheres e Aluna da Escola Comunitária Santo António da Malhangalene.
A visita da Embaixadora Elsbeth Akkerman a Escola Secundaria Santo Antonio da Malhagalene, ocorreu no âmbito do programa Programas ALIADAS, IGUAL e AGE, uma iniciativa desenvolvida pela ASCHA em parceria com o CESC e com o apoio da Embaixada da Holanda, no âmbito das celebrações do mês da mulher.