Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

471 dias de guerra: Israel e Hamas chegam a acordo para cessar-fogo

Após 471 dias de intensos confrontos, um acordo histórico entre Israel e o Hamas finalmente foi alcançado, estabelecendo uma trégua de seis semanas. Este...
HomePOLÍTICAAcadémicos acusam MPLA de ter medo de eleições autárquicas

Académicos acusam MPLA de ter medo de eleições autárquicas

Num encontro em Luanda o partido no poder, MPLA, foi repetidamente acusado de recear a perda de poder em eleições autarquicas. A acusação foi contudo rejeitada por um membro do partido, dizendo tratar-se de “uma falácia”.

A importância de Angola implementar as autarquias foi com efeito um tema trazido à discussão em Luanda pela organização internacional Konrad Adenauer e a Universidade Lusíada de Angola.

Académicos de várias outras universidades analisaram as razões de Angola concretizar esse pressuposto constitucional e concluíram ser bastante pertinente e urgente que se concretizem as autarquias em Angola.

Cesaltina Abreu, docente universitária da Universidade Católica de Angola, na temática “A vida faz-se nos municípios”, apontou o actual partido no poder em Angola como o principal obstáculo para que as autarquias se materializem no país.

“Num estado super centralizado, cada vez mais centralizado, mete medo descentralizar, pensar dividir o poder”, disse, acrescentando: “nós não temos elites politicas preparadas para abrir mão dos privilégios e alargar as oportunidades aos outros”.

Antonio Ventura, jurista e professor na Universidade Lusiada de Angola, disse não haver interesse de quem detém o poder em partilha-lo. “São duas leis que faltam e só não foram aprovadas até agora porque quem detém a maioria no parlamento tem receio de descentralizar o poder ja que as autarquias podem trazer uma nova legitimação do poder.”, disse

Carlos Rosado de Carvalho, também docente de economia da Universidade Católica de Angola, aborda a vertente económica e as vantagens que as autarquias podem proporcionar ao país.

O ainda jornalista partilha da ideia que quem governa o país não tem nenhum interesse em concretizar as autarquias. “Acho francamente que o problema das autarquias em Angola está no MPLA perder o poder, o partido no poder tem medo de partilhar o poder.”, acredita.

Ideia refutada por outro convidado na mesa redonda, Israel Bonifácio, da universidade Agostinho Neto. O também membro do partido que governa Angola considera uma falácia acusar o seu partido de ter receio de materializar as autarquias locais.

“Não sei se quem ganha quatro eleições seguidas terá medo de ir a voto em eleições autárquicas”, disse. Bonifácio recordou que quem iniciou o processo para levar às autarquias foi o MPLA.

“Quem tem medo aprova onze leis sobre autarquias e quem não tem medo nem sequer uma lei propõe?”, interrogou. “Isto é uma falácia.”, concluiu.

Fonte: VOA