Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Homens de gatilho no Bita Taque denunciam existência de grupos organizados na ocupação ilegal de terrenos

Antigos Comatentes e Veteranos da Pátria no Bita Tanque nas mediações do Distrito Urbano do kapakapa, no município de Belas, em Luanda, denunciaram, a...
HomeMUNDOEquipa e familiares de Navalny exige que corpo seja entregue à família...

Equipa e familiares de Navalny exige que corpo seja entregue à família “imediatamente”

Documento entregue pela prisão à mãe de Navalny confirma morte. Família ainda não viu o corpo do opositor russo — que, segundo uma porta-voz, não está na morgue indicada por funcionário prisional.
 O aliado e colaborador próximo de Navalny Ivan Zhdanov disse, na rede social X, que a mãe e o advogado do opositor russo foram informados, na colónia prisional onde foi dado como morto, que “a causa da morte de Navalny foi síndrome de morte súbita”.
Prisão disse à família que Navalny morreu de síndrome de morte súbita
Equipa de Navalny foi informada que “investigação” não encontrou indícios de crime mas não acredita Há 1h Marcelo evoca Navalny: “Merece o nosso respeito e admiração pela forma como lutou pelas suas convicções” Há 2h Equipa de Navalny responsabiliza Putin pela morte do opositor russo.
Família ainda não viu o corpo de Navalny
Número de detidos na Rússia em homenagens a Navalny sobe para 177 Há 2h Alguns militares ucranianos foram capturados pela Rússia durante retirada de Adviika Há 3h Mãe de Navalny já saiu da prisão onde filho morreu.
Barack Obama homenageia Navalny: “Morreu em defesa inabalável da sua visão de um futuro melhor”.
Scholz adverte que um triunfo russo será mais caro do que apoiar Kiev Há 3h Porta-voz de Navalny confirma morte do opositor russo na sexta-feira e exige que corpo seja entregue à família “imediatamente”.
Antes, Ivan Zhdanov tinha afirmado que o argumento que foi utilizado para que o corpo não fosse entregue à família foi o facto de a “investigação” ainda não estar concluída.
Na rede social X (ex-Twitter), Yarmysh disse que um advogado de Navalny que se deslocou ao Comité de Investigação, que abriu um inquérito à morte, em Salekhard, foi informado de que a “causa da morte de Alexei ainda não foi estabelecida, tendo sido efetuado um novo exame histológico”, e que os resultados estariam disponíveis na próxima semana. “É óbvio que estão a mentir e a fazer tudo o que podem para evitar a entrega do corpo”, afirmou.
Kira Yarmysh, numa outra publicação, acrescentou que o Comité de Investigação informou que “o corpo de Alexei não será entregue aos seus familiares enquanto a investigação não estiver concluída”. Pouco depois, indicou que os advogados foram informados “de que a investigação tinha sido concluída e que não tinha sido apurado qualquer crime“.
A equipa do dissidente político não acredita nesta versão: “Mentem literalmente todas as vezes, fazem-nos andar em círculos e encombrem os seus rastos.” Há 1h 12:54 Beatriz Ferreira Marcelo evoca Navalny: “Merece o nosso respeito e admiração pela forma como lutou pelas suas convicções” A Presidência da República publicou uma nota a evocar Alexei Navalny, frisando que o Presidente “apoia e sublinha a posição tomada” por António Guterres, secretário-geral da ONU, sobre o “preocupante falecimento” do opositor russo. Também acompanha as declarações do Governo português e da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen.
“Alexei Navalny merece o nosso respeito e admiração pela forma como lutou pelas suas convicções, sabendo os riscos que corria, mas defendendo com enorme coragem as Liberdades e a Democracia, o direito de se exprimir e fazer ouvir os seus pontos de vista”, lê-se na nota. Na sexta-feira, António Guterres, através de um porta-voz, disse que está “chocado” com a notícia da morte e apelou a uma investigação “completa, credível e transparente sobre as circunstância da reportada morte de Navalny sob custódia”.
Já Ursula Von Der Leyen mostrou-se “profundamente perturbada e triste” e disse que Putin “não teme nada mais do que a dissidência do seu próprio povo” e que a notícia é um “lembrete sombrio do que são Putin e o seu regime”.
Da parte do Governo português, João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, responsabilizou o Presidente russo pela morte. “É evidente que Putin é o responsável pela morte de Navalny, tal como é responsável por tantas outras mortes”, afirmou, em declarações à RTP3. Há 2h 12:21 Beatriz Ferreira Equipa de Navalny responsabiliza Putin pela morte do opositor russo A equipa de Alexei Navalny publicou um vídeo em que responsabiliza Vladimir Putin pela morte de Alexei Navalny. “Os familiares e os advogados de Alexei Navalny receberam a confirmação oficial da morte de Alexei. Putin matou-o. Ontem à noite, realizaram-se manifestações espontâneas em memória de Navalny em todo o mundo e na Rússia.
As autoridades detiveram os manifestante e destruíram os memoriais com flores e velas”, acusam. Há 2h 11:58 Beatriz Ferreira Família ainda não viu o corpo de Navalny A porta-voz de Alexei Navalny diz que o advogado do opositor russo e a mãe, Lyudmila Navalnaya, chegaram à morgue de Salekhard, na Rússia, para onde foram informados que o corpo de Navalny tinha sido levado. Kira Yarmysh indicou que a morgue está “fechada”, embora a colónia prisional onde o dissidente político morreu tenha assegurado que estaria a funcionar e que ali estaria o corpo.
O advogado ligou para o número que estava afixado na porta e foi informado que seria a sétima pessoa a telefonar naquele dia. Kira Yarmysh diz que “o corpo de Alexei não está na morgue”.