Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

JOSÉ CALENGI, MANTÉM OS NÍVEIS DE CONFIANÇA E ASSEGURA QUE O EXECUTIVO VAI REALIZAR O COMPROMISSO DE ANGOLANO E DO PAÍS

Exclusivo : Falta de logística hábil e equipamento operacional tornam o adiamento de Canso Angola 2024 A falta da logística suficiente e equipamento operacional nomeadamente,...
HomeECONOMIABNA disponibiliza USD 300 milhões para o mercado

BNA disponibiliza USD 300 milhões para o mercado

O Tesouro Nacional disponibilizou no mercado, esta quarta-feira (14), 300 milhões de dólares (um dólar equivale a 829,177 kwanzas), para os bancos comerciais.

Segundo uma nota divulgada no site do Banco Nacional de Angola (BNA), o montante estará disponível ao longo da semana até que se esgote.

Para o efeito, acrescenta o documento, serão realizadas sessões diárias de venda de divisas na Plataforma Bloomberg, através do comando STA (Single Tenor Action), das 09h00 às 11h00, sendo que os bancos comerciais poderão, igualmente, efectuar a compra de moeda estrangeira, através do comando RFQ (Request for Quote) até às 13h00.

Segundo a nota em que Angop teve acesso, diz que com o intuito de mitigar possíveis constrangimentos operacionais na liquidação das operações, os bancos comerciais poderão recorrer à Facilidade de Cedência de Liquidez, junto do BNA, podendo igualmente recorrer à Facilidade de Cedência de Liquidez na maturidade de sete dias, desde que possuam Operações de Mercado Aberto, junto do Banco Central, a vencer dentro do referido período.

Dados do BNA apontam que Angola registou um aumento de mais de 200 milhões de dólares na disponibilidade de moeda estrangeira, em Janeiro, saindo de 600 milhões/mês para 836 milhões de dólares. Segundo o governador do Banco Central, Manuel Tiago Dias, que falava na apresentação da Evolução do Mercado Cambial e suas Perspectivas, no seguimento da última Reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), os dados preliminares de Fevereiro deste ano registam uma venda de divisas pelo Tesouro, na ordem dos 244 milhões de dólares.