Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixa de Ricardo Salgado

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) decidiu rejeitar a queixa apresentada pelo ex-banqueiro Ricardo Salgado, que alegava que as declarações feitas pelo Governador...
HomeNOTÍCIASCULTURAGrupos carnavalescos angolanos desfilam ao ritmo do Semba e da Kazukuta

Grupos carnavalescos angolanos desfilam ao ritmo do Semba e da Kazukuta

A Nova Marginal de Luanda, na capital angolana, acolhe, esta tarde, o desfile central da 46ª edição do carnaval 2024, com a participação de 13 grupos carnavalescos. Este ano, o vencedor da 46ª edição do carnaval de Luanda da classe A, de adultos, encaixa mais de 16 mil euros (15 milhões de kwanzas), como prémio de melhor grupo carnavalesco.

Nataniel Narciso, líder da APROCAL, Associação Provincial do Carnaval de Luanda, diz que, pelo que os grupos infantis e B de adultos apresentaram no sábado e domingo, tudo indica que a organização terá muito trabalho para encontrar o vencedor das referidas classes.

A APROCAL, a promotora do evento, também já antevê uma disputa renhida entre os grupos de carnaval da classe A, que hoje se apresentam no tapete da avenida da Nova Marginal, em Luanda.

“São 13 grupos e vai ser uma grande disputa do primeiro ao último. Da forma como está estruturada a ordem do desfile, eles subirão e serão os primeiros a desfilar e estão a representar a categoria de kazuta. A kazuta em si já é um ritmo contagiante e que vai logo de início fazer com que se sinta uma grande euforia do princípio ao fim”, augurou o responsável.

E, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, que acompanha o desenrolar de todo o processo, revela que a edição deste ano do Carnaval regista uma evolução em relação as edições anteriores, no que se refere às mensagens e temas.

“Melhorou bastante do ano passado para este ano. Mais cor, muita alegria e muito ritmo e, sobretudo, isso demostra que há uma alegria patente no desenvolvimento e dos temas, temas muito interessantes. Portanto, há uma procura de valores na sociedade, através das suas canções feitas por adultos, mas estamos a transmitir angolano neste carnaval, não é só folia, não é só alegria, mas também mensagens”, augurou o governante.

O vencedor da classe A da 46ª edição do carnaval de Luanda encaixa cerca de 15 milhões de kwanzas, o segundo lugar, dez milhões e o terceiro cinco milhões.

Recorde-se que o grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba, do distrito urbano do Rangel, venceu o carnaval de Luanda de 2023, na classe A, o segundo lugar coube ao União Jovens da Cacimba e o terceiro lugar foi conquistado pelo União Kiela.