Home MUNDO “Ato de genocídio em Gaza”. Conselho de Segurança da ONU analisa decisão do Tribunal Internacional de Justiça

“Ato de genocídio em Gaza”. Conselho de Segurança da ONU analisa decisão do Tribunal Internacional de Justiça

by REDAÇÃO

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se hoje para analisar a decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que pediu, na sexta-feira, a Israel que evitar qualquer eventual “ato de genocídio” em Gaza.

A reunião vai realizar-se às 16h00 TMG (mesma hora em Lisboa), anunciou a presidência francesa do Conselho.

O encontro foi pedido pela Argélia para “dar um efeito vinculativo à decisão do Tribunal Internacional de Justiça sobre as medidas provisórias impostas à ocupação israelita”, tinha indicado antes o Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino.

O mais alto tribunal da ONU também pediu a Israel para tomar “medidas imediatas” para permitir o fornecimento de ajuda “urgentemente necessitada pelos palestinianos”. No entanto, o TIJ não apelou para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, no caso interposto pela África do Sul, que acusou Israel de cometer genocídio na Faixa de Gaza.

Em 07 de outubro, o movimento islamita palestiniano Hamas perpetrou um ataque em solo israelita e matou mais de 1.400 pessoas, na maioria civis, em Israel, de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse, feita a partir de dados israelitas.

Na resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, pela UE e pelo Estado hebraico, e lançou uma vasta operação militar na Faixa de Gaza, em que morreram mais de 26 mil pessoas, na maioria mulheres, crianças e adolescentes, de acordo com o Ministério da Saúde do movimento.

related posts

Leave a Comment

Saudações! Estamos ao seu dispor, como podemos ajudar?

🟢 Online | Privacy policy