Um estudo de uma associação de defesa do consumidor alertou que os preços por noite nos hotéis em Paris mais do que triplicaram para as semanas dos Jogos Olímpicos.
Faltam menos de sete meses para o início dos Jogos Olímpicos, mas os preços cobrados pelos hotéis em Paris para essa altura já dispararam, de acordo com um estudo realizado pela associação francesa de defesa do consumidor UFC-Que Choisir.
São esperadas cerca de 500 mil pessoas nas margens do rio Sena durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em 26 de julho.
Quando o UFC-Que Choisir comparou os preços, com 15 dias de diferença, de 80 hotéis de três e quatro estrelas perto desta rota de seis quilómetros, descobriu que 1.033 euros era o preço médio cobrado para a noite de 26 de julho, em comparação com 317 euros para a noite de 12 de julho – um aumento de 226%.
A tarifa média do quarto mais do que triplicou para a noite de abertura.
Muitos hotéis também mudaram as condições de reserva: agora os hóspedes são obrigados a reservar um mínimo de duas noites.
As autoridades francesas vão fiscalizar cerca de 10.000 hotéis e restaurantes em toda a França antes dos Jogos Olímpicos, a fim de limitar a subida de preços esperada para essas semanas de julho e agosto.
Os preços dos transportes também serão afetados. No mês passado, as empresas dos transportes de Paris anunciaram que os preços dos bilhetes vão quase duplicar durante os Jogos. Os residentes com passes mensais não serão afetados.
Os bilhetes de metro vão aumentar de 2,10 euros para 4 euros a partir de 20 de julho, seis dias antes do início dos Jogos Olímpicos, até 8 de setembro, data que marca o final dos Jogos Paralímpicos.
São esperados 16 milhões de turistas na capital francesa durante os Jogos Olímpicos.