O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, encontra-se em Texas, na décima sexta cimeira entre os Estados Unidos da América e África, em busca de parcerias comerciais com líderes do sector público e privado Norte Americanos.
Na 16ª Cimeira de Negócios EUA-África, que ocorrerá de 6 a 9 de maio de 2024 em Dallas, Texas, o Presidente de Angola, João Lourenço, terá a oportunidade de se conectar com líderes do sector público e privado dos EUA e da África. O objectivo da cimeira é promover parcerias comerciais sustentáveis entre os EUA e a África.
Em novembro de 2023, o Presidente Lourenço foi recebido pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, no Oval Office, onde expressou o interesse de Angola em fortalecer as conexões económicas e de segurança com os Estados Unidos. A cimeira abordará temas como comércio, investimentos, clima e energia, além de expandir os princípios estabelecidos na Cimeira de Líderes EUA-África.
A estratégia dos EUA para a África inclui trabalhar com aliados e parceiros regionais para combater o autoritarismo, apoiar a sociedade civil, empoderar grupos marginalizados e defender eleições livres e justas. Além disso, visa melhorar a capacidade dos parceiros africanos de promover a estabilidade regional e reduzir a ameaça de grupos terroristas.
As Cimeiras Estados Unidos-África têm sido importantes encontros multilaterais que visam fortalecer as relações entre os Estados Unidos e os países africanos.
Historicamente destacam-se duas cimeiras significativas para Angola: (1) Cimeira Estados Unidos-África de 2014, que ocorreu entre 4 e 6 de agosto de 2014, em Washington, D.C., Estados Unidos que reuniu 50 líderes africanos, incluindo chefes de Estado e de governo de cinquenta nações africanas e teve como temas a cooperação nas áreas de comércio, investimento internacional e segurança no continente africano. Esta cimeira foi dirigida pelo então Presidente Barack Obama e foi considerada um dos maiores eventos diplomáticos durante a sua Administração. Quanto aos resultados da cimeira, foram assinados acordos e metas para fortalecer as relações entre os EUA e a África.
(2) Cimeira de Líderes EUA-África de 2022, que ocorreu em dezembro de 2022. Na administração Biden, em que o mesmo comprometeu-se a investir 55 mil milhões de dólares em África ao longo de três anos. Os resultados desta cimeira foi crucial para África, pois, os EUA acolheram a União Africana como membro permanente do G20, expandiram parcerias comerciais e de investimento, promoveram investimentos em segurança alimentar e sanitária, lançaram uma iniciativa de transformação digital e estabeleceram cooperação em segurança e boa governação. Quanto ao comércio e investimento, em 2023, os EUA apoiaram e celebraram 547 novos acordos no valor estimado de 14,2 mil milhões de dólares em comércio e investimento bilateral entre os EUA e os países africanos.
Essas cimeiras têm sido oportunidades cruciais para fortalecer a parceria entre os Estados Unidos e a África, abordando questões de comércio, investimento e segurança no continente africano. Através dessas cimeiras, os líderes buscam promover o desenvolvimento e a cooperação mútua.