Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeMUNDOCorpo de Navalny já chegou à igreja onde irá decorrer a cerimónia...

Corpo de Navalny já chegou à igreja onde irá decorrer a cerimónia fúnebre “Funeral de Navalny não é um comício”, diz chefe da equipa do opositor russo

Corpo do opositor russo já chegou à igreja onde será a cerimónia fúnebre. Há um forte dispositivo policial no local. Kremlin avisa: participantes em manifestações não autorizadas responderão por isso.

Pessoas com coroas de flores passam em detetores de metais antes de entrarem na igreja onde serão as cerimónias fúnebres

Imagens mostram longas filas de pessoas que se juntaram para participar no funeral de Navalny

As imagens recolhidas pelos jornalistas à volta da igreja mostram longas filas com pelo menos centenas de pessoas que foram prestar uma última homenagem a Alexei Navalny, em Moscovo.

Ainda não é certo se e quantas pessoas foram autorizadas a entrar na igreja para a cerimónia fúnebre, mas a urna com o corpo de Alexei Navalny já foi transportada para dentro do templo.

Vários ativistas e jornalistas presentes na igreja têm denunciado problemas nas comunicações móveis no local, que se terão agravado agora, depois da chegada do corpo de Alexei Navalny.

Ivan Zhdanov, aliado de Navalny, fez a seguinte atualização da situação à BBC russa: “Algumas pessoas estão a ter autorização para entrar no perímetro da igreja (mas não dentro da igreja). Talvez sejam os familiares. Quase não há rede”, afirmou.

Coroas de flores passam por detetores de metais

As pessoas que vão assistir às cerimónias fúnebres de Alexei Navalny e que levam coroas de flores têm de passar por um detetor de metais antes de entrarem na igreja.

Multidão entoou o nome “Navalny!” à passagem do carro funerário

Quando o carro funerário que transportava o corpo de Alexei Navalny chegou à igreja, foi recebido com aplausos e cânticos com o nome do político por parte da multidão que aguardava.

O carro funerário que transporta o corpo de Alexei Navalny já chegou entretanto à Igreja do Ícone da Mãe de Deus, onde se realizará a cerimónia fúnebre.

De acordo com o jornal independente Meduza, já está a ser autorizada a entrada de pessoas na igreja.

Políticos da oposição e representantes de embaixadas estrangeiras estão na igreja

Pelo menos dois políticos da oposição e representantes de várias embaixadas europeias estão neste momento na igreja onde deverá decorrer o funeral de Navalny, nota a edição russa da BBC.

São eles Yevgeny Roizman, antigo autarca de Ecaterimburgo, e o candidato presidencial barrado Boris Nadezhdin.

Estão também presentes a embaixadora dos Estados Unidos, Lynn Tracy, o embaixador alemão Alexander Graf Lambsdorff e o embaixador francês Pierre Levy.

Estão a surgir imagens e vídeos que mostram longas filas até à igreja onde vai realizar-se o funeral de Alexei Navalny, em Moscovo.

O repórter do The Guardian publicou um vídeo em que mostra várias pessoas à espera, em fila, muitas com flores.

A equipa de Navalny também tem publicado várias imagens das filas. Segundo a Sky News, Leonid Volkov, chefe de equipa de Navalny, indicou que mais de 1.000 pessoas estavam junto à igreja, cerca de uma hora antes das cerimónias fúnebres. O número não foi verificado de forma independente.

A Reuters adianta que os grupos de direitos humanos russos aconselharam os participantes da homenagem a Alexei Navalny junto à igreja onde vai realizar-se o funeral a ter consigo os seus passaportes, assim como garrafas de água pequenas, e a escreverem detalhes sobre os advogados que podem ajudá-los caso sejam detidos e se os serviços de telecomunicações forem desligados naquela zona.

A agência de notícias russa Ria Novosti avançou, no Telegram, que Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, prestou algumas declarações sobre o funeral de Navalny. Disse, inclusive, que o Kremlin não tem nada a dizer aos familiares no dia do funeral de Navalny e que não o reconhece como uma figura política. E também avisa que quem participar em manifestações não autorizadas será responsabilizado por lei.

“Recordamos que existe uma lei e que esta deve ser cumprida. Quaisquer manifestações não autorizadas violam a lei e, consequentemente, aqueles que nelas participam serão responsabilizados”, disse, citado pela Meduza.

Corpo de Navalny já foi entregue à família e deverá chegar dentro de uma hora à igreja do funeral

Outro aliado de Navalny, Ivan Zhdanov, disse no Telegram, segundo a BBC, que o corpo já foi entregue à família e que o carro funerário que o transporta deverá sair da casa mortuária a qualquer instante e chegar à igreja onde se realizam as cerimónias fúnebres dentro de uma hora.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, também confirmou no X que o corpo já foi entregue. O jornal independente russo Meduza acrescenta que a entrega só aconteceu três horas depois do que foi acordado.

“Queremos uma despedida pacífica mas parece que as autoridades consideram [o dia de hoje] um motim”, diz aliado de Navalny

Leonid Volkov, chefe de equipa de Alexei Navalny, disse à BBC que há “várias centenas” de pessoas à espera junto à igreja onde vai realizar-se o funeral e que há vários elementos da polícia — “como se fôssemos começar uma revolução”.

“O nosso objetivo é ter uma despedido e luto pacíficos, mas parece que as autoridades russas consideram [o dia de hoje] um motim ou algo do género”, lamentou.

Corpo de Navalny ainda não foi entregue à família. Funeral pode sofrer atrasos

A porta-voz da equipa de Alexei Navalny, Kira Yarmysh, indicou esta sexta-feira na rede social X que o corpo do opositor russo ainda não foi entregue à família e, por isso, poderá haver atrasos nas cerimónias fúnebres.

“Os familiares chegaram à morgue às 10 da manhã, quando deveriam ter recebido o corpo do Alexei. O corpo não foi entregue”, escreveu, acrescentando que os horários do funeral “ainda” não sofreram alterações, mas admitindo “atrasos”.

Dezenas de pessoas juntam-se perto da igreja onde decorre funeral de Navalny. Polícia verifica documentos pessoais

O jornal independente russo Meduza adianta que “dezenas” de pessoas estão já reunidas à porta da igreja em Moscovo onde decorre o funeral do opositor russo Alexei Navalny.

A polícia colocou barreiras de segurança perto da Igreja do Ícone da Mãe de Deus, em Moscovo, a delinear o caminho desde a estação de metro até àquele local e, segundo o jornal, está a verificar os documentos pessoais. Há relatos de falhas de internet na zona.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, publicou um vídeo em que mostra várias pessoas reunidas para homenagear o opositor russo.

O funeral está a ser transmitido no YouTube pela equipa de Navalny, que mostra uma fila de espera aparentemente longa.

Um membro da equipa do opositor político Boris Nadezhdin foi detido esta manhã quando se dirigia para o carro para ir ao funeral de Alexei Navalny, avançou o Medusa.

Segundo o jornal independente russo, a polícia russa mandou parar um carro à saída da cidade de Voronezh e deteve quatro pessoas entre os quais Pavel Sychev, chefe do gabinete de campanha local do candidato presidencial Boris Nadezhdin (que está impedido de concorrer às eleições).

De acordo com o canal SOTAVision no Telegram, referido pelo Medusa, os detidos iam para Moscovo, para asssitir ao funeral de Alexei Navalny.

O Medusa refere ainda que muitas pessoas têm colocado flores em memória do opositor russo em vários locais da Rússia e que em alguns casos, os funcionários municipais têm retirado as flores e pedido a identificação de quem presta homenagem a Navalny.

A cerimónia fúnebre de Navalny “não é um comício”, diz o chefe de equipa do opositor russo, “e não deverá haver problemas para quem se quiser despedir. Mas há apoio em qualquer caso”, escreveu no X.

LeonidVolkiv não tem a certeza dos “obstáculos” que a polícia e as autoridades irão colocar, considerou, em várias mensagens na rede social X. “Mas, no final, isso não importa. Teremos apenas de avaliarmos a situação no local e organizarmo-nos. As pessoas de boa vontade, aquelas para quem Alexei era querido, sabem fazer isso melhor do que ninguém “, afirmou.

Já começaram a chegar pessoas para o funeral de Navalny

Pessoas começam a chegar à igreja onde vão decorrer as cerimónias fúnebres de Navalny. 

“Putin quer mostrar que é um homem forte”

A caminho das eleições, Putin quer mostrar a grandiosidade da Federação Russa, que diz estar pronta para todos os embates. Para Tiago André Lopes, a Ucrânia tornou-se o centro da política russa.

Polícia de choque perto da igreja onde se realiza o funeral de Navalny

A polícia de choque já está perto da zona da igreja onde vai decorrer a cerimónia fúnebre de Alexei Navalny de acordo com imagens divulgadas pelas agências de notícias Associated Press. e Reuters. Ontem foram vistos trabalhadores a colocar barreiras perto da Igreja do Ícone da Mãe de Deus, em Moscovo.

A viúva do opositor russso disse há dois dias em Estrasburgo que não podia garantir um funeral pacífico, pois receava que a polícia fosse deter algumas das pessoas que se iriam despedir do marido.

Funeral de opositor previsto para hoje após incidentes com entrega do corpo

As cerimónias fúnebres do opositor russo Alexei Navalny, morto em 16 de fevereiro na prisão, estão previstas para hoje em Moscovo, esperando-se forte vigilância policial após vários incidentes relacionados com a entrega do corpo à família.

As cerimónias estão agendadas para as 12h00 locais (9h00 em Lisboa) na Igreja do Ícone da Mãe de Deus, no sudeste da capital russa e no bairro onde vivia Navalny quando estava em liberdade, de onde partirá um cortejo para o cemitério de Borisovsskia, a cerca de 20 quilómetros do Kremlin.

Na quinta-feira, os colaboradores do opositor russo disseram que a funerária estava a recusar-se a transportar o corpo para o velório, na sequência de ameaças de desconhecidos.

Desde a entrega do corpo de Alexei Navalny à mãe, no passado sábado e mais de uma semana após a sua morte, todos os pedidos para uma despedida pública foram recusados e as ações em sua homenagem mereceram a repressão das autoridades, levando à detenção de cerca de 400 pessoas, segundo a ONG especializada OVD-Info.