No âmbito das celebrações dos 30 anos do Millennium bim, o empresário moçambicano Eder Pale sublinhou, esta terça-feira, em Maputo, o impacto determinante do banco no desenvolvimento económico do país, com destaque para o apoio às pequenas e médias empresas (PMEs).
By: Arson Armindo
Pale afirmou que a atuação do Millennium bim “tem tido um efeito direto como mobilizador e alavanca” para o crescimento empresarial. “Muitas empresas que hoje são grandes começaram pequenas. As PMEs, onde também me insiro, encontram no bim um parceiro estratégico que inspira, apoia e impulsiona o seu crescimento”, declarou.
Desafios para os próximos 30 anos
O empresário reconheceu que o sector bancário enfrentará desafios crescentes nos próximos anos, impulsionados pela transformação tecnológica e pela necessidade constante de inovação. Ainda assim, mostrou-se confiante no papel que o Millennium bim continuará a desempenhar.
“Estamos a falar de tecnologia, economia, inovação e do próprio sistema bancário. Acredito que o Millennium bim continuará a promover soluções inovadoras para garantir a sua competitividade e oferecer serviços cada vez mais modernos e cómodos à economia nacional”, destacou.
Parcerias público-privadas em foco
Em relação ao ambiente das parcerias público-privadas (PPP), Pale considera que o banco deverá reforçar o seu papel de elo entre o Estado e o sector privado.
“Há grandes oportunidades de negócio. O Millennium bim já se posicionou como parceiro estratégico do Governo e também do sector privado. Cabe-lhe disponibilizar recursos para financiar e promover o desenvolvimento das empresas, e nós, empresários, sentimos esse compromisso”, afirmou.
Estabilidade económica exige cooperação
Sobre o actual contexto económico, Pale defende que a colaboração entre Governo, sector privado e instituições financeiras será essencial para garantir estabilidade e crescimento.
“Existem oportunidades dentro do actual contexto económico. Estamos a trabalhar para criar mecanismos que permitam acompanhar e responder aos desafios. Como diz o lema do Governo: ‘Vamos trabalhar’”, concluiu.
Conferência Económica reúne líderes e especialistas
As declarações foram feitas durante a Conferência Económica do Millennium bim, realizada ontem em Maputo, que juntou líderes do sector financeiro, representantes governamentais e especialistas nacionais e internacionais. O evento contou com a presença do Presidente da República, do antigo vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, e da liderança do Millennium bim.

