Silvie Millot, chefe da Unidade para a África Austral e Oceano Índico da União Europeia (UE), que hoje visitou o Porto do Lobito para observar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, particularmente o porto local, manifestou o desejo daquela organização internacional em apoiar projectos nos sectores da agricultura, turismo e formação profissional, visando garantir empregos na região do referido corredor
By: Victor Kavinda
Silvie Millot, que liderou a comitiva que se encontra em Angola para uma missão de duas semanas, afirmou que estão no Lobito para conversar com vários parceiros, nomeadamente o Porto do Lobito, com vista a enriquecer os seus programas e projectos a serem materializados nos próximos anos, com particular destaque para a formação profissional, que é uma das prioridades da UE.
“O Corredor do Lobito é a nossa prioridade em Angola e só faz sentido com o seu Porto. Por isso, queremos olhar para este corredor não apenas na perspectiva dos transportes, mas como um corredor verdadeiramente económico”, afirmou.
A responsável pela Unidade para a África Austral disse ainda que a União Europeia mantem uma excelente cooperação e parceria com Angola, baseada no quadro de prioridades conjuntas nas áreas social, económica e política, nomeadamente formação e emprego, luta contra a pobreza e boa governação.
O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito ,Celso Rosas acredita que o trabalho de modernização em curso na empresa tem tudo para colocar a instituição como referência internacional. Celso Rosas afirma que o Porto do Lobito está a dar mostras de ser um gigante em busca de afirmação no contexto internacional.
Celso Rosas afirmou que é sempre bom receber figuras eminentes de organizações internacionais e acredita que há muito por fazer, sobretudo no domínio da formação tendo adiantado que o Porto do Lobito é já uma referência planetária na geopolítica e geoestratégia global .
Nesse sentido, disse, podemos contar com a União Europeia, que acreditamos que, no âmbito do acordo de cooperação com o Estado angolano e da busca de parcerias com os grandes portos da Europa, nos possam transmitir valiosos conhecimentos necessários para melhorarmos o nosso desempenho e enfrentarmos os novos desafios, em particular no que se refere ao Corredor do Lobito.
A delegação da UE era composta por Hugo Tibora, chefe de Sector Digital para o Oceano Índico, Meka Peternelg, chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia em Angola, Francisco Sepúlveda, chefe adjunto de Cooperação da Delegação da UE em Angola, e Bruno Lopes, gestor de Projectos do Corredor do Lobito.
Pelo Porto do Lobito estiveram presentes Administradores executivos Directorles e Assessores.