Cunene – Cento e quinze alunos da Escola de Ensino especial Rainha Nekoto cidade de Ondjiva na província angolana do Cuenene, desistiram durante o ano lectivo 2023/ 2024 devido a alegada falta de condições financeiras por parte dos pais e encarregados de educação.
By: Dino Manuel
Os dados, foram revelados esta quinta-feira pelo Sub-Director pedagógico daquela instituição de ensino Orlando Salvador que lamentou o facto por ser mais uma vez o futura das crianças em linha vermelha.
“Os principais motivos que levaram os alunos a desistirem no ano passado é a falta de condições por parte dos pais e encarregados de educação e, a mudança de residência para as áreas ou bairros mais distantes da escola” disse.
Questionado se a situação da desistência pode se registar mais uma vez no presente ano lectivo 2024/2025, adiantou não haver registo de desistentes nesse primeiro trimestre e encoraja os pais a fazerem seguimento dos filhos para ua aprenduzagem mai eficaz não deixando a responsabilidade somente para os professores.
De realçar que a única instituição de ensino especial na província mais a sul do País, carece de uma atenção por parte do Governo local afim de melhorar as condições de trabalho como a ampliação e apetrechamento da referida Escola devido o número elevado de utentes que procuram por àqueles serviços.