Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

Desejos de Boas Festas e um Ano Novo Cheio de Conquistas!

Neste período festivo, queremos dedicar um momento para expressar nossa gratidão a todos os nossos leitores e internautas. O Diário Independente deseja a cada...
HomeDESPORTOJO 2024: David de Pina faz história e conquista medalha de bronze...

JO 2024: David de Pina faz história e conquista medalha de bronze para Cabo Verde

Na Arena Norte, o pugilista cabo-verdiano David de Pina fez história para Cabo Verde, conquistando a medalha de bronze na categoria dos menos de 51 quilos.

Neste domingo, 04 de Agosto, a prova masculina na categoria dos menos de 51 quilos entrou na fase das meias-finais na Arena Norte de Paris, a capital francesa.

David de Pina defrontou Hasanboy Dusmatov, pugilista do Uzbequistão, que é o segundo cabeça-de-série.

O pugilista cabo-verdiano lutou até ao fim, mas não conseguiu derrotar o atleta do Uzbequistão.

Hasanboy Dusmatov acabou por vencer o cabo-verdiano David de Pina por 5-0, isto significa que os cinco juízes deram como vencedor o pugilista do Uzbequistão.

Em entrevista à RFI, David de Pina, pugilista cabo-verdiano, afirmou estar feliz com a medalha de bronze que vale ouro:

«Significa uma conquista para a história de Cabo Verde, de África e até do mundo, porque ninguém nos conhecia antes. Chegámos aqui com muitos problemas, mas graças ao meu treinador, ao meu país, ao Comité Olímpico, consegui este resultado, que é um bronze que fez história. Nunca mais vai sair da história do meu país. É muito importante. Eu estou muito feliz por conseguir este bronze para mim e não só. Eu acredito que este bronze tem um peso de ouro, porque ninguém nunca na história, ninguém conseguiu uma vitória nos Jogos Olímpicos. Nenhuma medalha, nenhum diploma. Para mim é como se fosse ouro, porque lutámos muito, passámos por problemas que vencemos e só temos que ficar felizes como se fosse ouro. Eu estou muito feliz porque consegui o bronze. Na verdade consegui uma medalha nos Jogos Olímpicos. Treinámos para isso. Claro que não depende só de nós. Os adversários também querem medalhas, os adversários têm melhores condições de treino que nós. Eu e o meu treinador, nós preparamos o combate, fizemos estratégias para chegar ao ouro. O objectivo era o ouro. Não conseguimos. Que pena. Vamos treinar, melhorar para o próximo. O adversário é muito mais experiente e já foi campeão olímpico. Já foi campeão mundial. Eu sou o David Pina de Cabo Verde, das Ilhas Pequenas, e conseguimos chegar ao bronze. Temos que ficar felizes», concluiu o atleta cabo-verdiano.

Recorde-se que, no seu percurso, David de Pina venceu o zambiano Patrick Chinyemba nos quartos-de-final, e derrotou o tailandês Thitisan Panmot nos oitavos.

No boxe, há duas medalhas de bronze, isto significa que, quando um atleta alcança as meias, já tem assegurado uma medalha.

O percurso de David de Pina ficou-se pelas meias-finais, mas ele fez história para o arquipélago.

É a primeira medalha nos Jogos Olímpicos para Cabo Verde e para David de Pina.