Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeÁFRICAÉ um caos no Quénia: polícia dispara munições reais, manifestantes incendeiam parlamento

É um caos no Quénia: polícia dispara munições reais, manifestantes incendeiam parlamento

Empenhados já há vários dias contra uma reforma fiscal que poderia agravar ainda mais o elevado custo de vida, os manifestantes invadiram e incendiaram hoje o parlamento.
Durante este confronto, a polícia queniana não hesitou em disparar munições reais esta terça-feira, 25 de junho, contra manifestantes que se opõem ao plano do governo de novos impostos, anunciou a Amnistia Internacional Quénia, mencionando “numerosos feridos e cerca de dez mortes por munições reais”. foram registrados até agora.

Os manifestantes entraram no recinto do Parlamento em Nairobi. “Apesar das garantias do governo queniano de que o direito de reunião seria respeitado, observadores de direitos humanos relatam o uso crescente de munições reais pela polícia nacional na capital Nairobi (…) É agora urgente que os médicos possam beneficiar de “uma passagem segura para tratar os muitos feridos ”, afirmou o Diretor Executivo da Amnistia Internacional no Quénia, Irungu Houghton.

Manifestações por todo o país

Manifestações também foram realizadas em diversas outras cidades do país, nomeadamente nos redutos da oposição de Mombaça (leste) e Kisumu (oeste), em Eldoret (oeste), uma grande cidade no Vale do Rift, região de origem do Presidente William Ruto , Nyeri (sudoeste) e Nakuru (centro), segundo a mídia local.

O movimento denominado “Ocupar o Parlamento” foi lançado nas redes sociais quenianas pouco depois da apresentação ao Parlamento, em 13 de junho, do orçamento 2024-2025 que prevê a introdução de novos impostos, incluindo um IVA de 16% sobre o pão e um imposto anual de 2,5%. % em veículos particulares.