Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASSOCIEDADEJosé Calengi, Director Geral do Instituto Nacional de Estatística

José Calengi, Director Geral do Instituto Nacional de Estatística

CENSO POPULACIONAL ANGOLA 2024“

Há uma expectativa à volta do que está ser projectado para este ano”

Angola volte novamente a realizar a partir de 19 de Julho de 2024, o segundo Censo Populacional depois de ter realizado a primeira experiencia em 2014 de modo digital cujos resultados preliminares de cadastramento calculou – se em 24, 3 milhões de habitantes nacionais e estrangeiros residentes, soube o Diário Independente.

By: Mavungo André Simão

Em declarações prestadas ao DI, José dos Santos Calengi adiantou sem precisar uma previsão provável quanto à meta a alcançar, no que concerne à contagem populacional, que para este ano, o INE prevê trazer um serviço de recolha de dados centrado no maior impacto e transparente à volta do que realmente se quer projectar.

“Não é o momento certo que permita adiantar algum dado sobre a previsão voltada para os números que pretendemos alcançar no que se refere ao cadastramento. No entanto, é animador dizer que há uma expectativa à volta do que está a ser projectada para este ano”, explicou.

Subordinado ao lema, “Juntos contamos por Angola”, o responsável, que mostra – se congratulado com as condições técnicas e humanas à disposição do INE, disse que para o alcance exitoso da empreitada com início a 19 de Julho próximo, foi possível realizar inicialmente, a fase do Censo piloto que contou com especialistas e técnicos da Lusofonia e de SADEC, que na ocasião realizaram visitas em época certa e na cartografia, por objectivo de constatar de perto o grau de preparativos à volta daquele serviço de grande relevância para o País e famílias.

“Tivemos o privilégio de receber técnicos da Lusofonia e da SADC, que percorreram os quatros “cantos” da cartografia e avaliaram as condições que garantem a realização deste importante acto para Angola e famílias”. Ainda assim, estamos certos, eles devem voltar a breve trecho para participarem da operação “princ“, esclareceu.

Segundo afirmou José Calengi, os trabalhos do Censo 2024, deverão estar direccionados sem sombras para dúvidas, para a metodologia internacional e supervisionados por um cidadão Senegalês, perito de larga experiência em matéria de género e que conta com assessoria da FNUAP.

Importa lembrar que, para o recenseamento do Censo Geral e de habitação, o Executivo Angolano aprovou um pacote de orçamento avaliado em cerca de 30 mil milhões kz, valor este que, de acordo com fontes a que o DI teve acesso, vão doravante permitir que as actividades a decorrerem em todo o País, produzam resultados concretos sem equívocos.