Esta incursão das forças russas coloca as tropas dos EUA e da Rússia muito próximas umas das outras, num momento em que a rivalidade militar e diplomática entre as nações é cada vez mais acirrada devido ao conflito na Ucrânia.
É claro que Moscovo já não se contém quando se trata da sua intenção de tomar o lugar dos ocidentais nos países africanos. Este confronto direto entre as tropas russas e americanas no Níger é mais um símbolo. Deveríamos temer um conflito armado entre os dois exércitos no Níger? Os próximos dias nos edificarão ainda mais. Irão os americanos destruir a sua instalação militar antes de deixar o Níger? Outra pergunta que será respondida nas próximas semanas.
Também levanta questões sobre o destino das instalações dos EUA no país após uma retirada.
Os Estados Unidos e os seus aliados foram forçados a retirar tropas de vários países africanos na sequência de golpes de estado que levaram ao poder grupos que procuravam distanciar-se dos governos ocidentais. Além da saída iminente do Níger, as tropas norte-americanas também deixaram o Chade nos últimos dias, enquanto as forças francesas foram expulsas do Mali e do Burkina Faso.
Ao mesmo tempo, a Rússia procura reforçar as suas relações com as nações afri