No Senegal, o colectivo de cidadãos “Ngor Debout” opõe-se a um novo estaleiro de construção iniciado na corniche de Almadies. A disputa diz respeito a um terreno pertencente ao ex-presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré.
Depois de protestar contra a ocupação de um terreno por um familiar de um general em Dezembro passado, o colectivo desta vez opôs-se ao Mestre Dior Diagne, mandatado para defender os interesses do antigo presidente burquinense, Blaise Compaoré , em terras disputadas localizadas nesta área.
As populações de Ngor – comuna situada na capital senegalesa – juntamente com a associação “Ngor Debout” estão a rebelar-se contra o antigo chefe de estado do Burkina Faso, Blaise COMPAORE , a quem acusam de querer apropriar-se de terras localizadas na sua comunidade.
As obras foram suspensas na fase de terraplenagem. No dia 22 de abril, o coletivo “Ngor Débout” já alertava sobre a situação. O colectivo ‘Ngor Standing’ considera delicada esta disputa de terras na comuna de Ngor, apelando às novas autoridades do Senegal, em particular ao Presidente Bassirou Diomaye Faye, para cancelarem o decreto que atribui o local a Blaise Compaoré .
Segundo o colectivo, o lote em causa destina-se a uma causa de utilidade pública, pelo que irá lutar até ser devolvido aos habitantes de Ngor.