Em Moçambique, mais de 40 escolas encerraram portas devido à última série de ataques terroristas na província nortenha de Cabo Delgado. A confirmação foi feita pelo director provincial de educação e desenvolvimento Humano em Cabo Delgado.
Comunidades regressadas à aldeia após ataques de grupos armados em Quissanga, Cabo Delgado, Moçambique, a 21 de Agosto de 2021.
O sector da educação na província mais a norte de Moçambique é dos que mais se ressente da violência armada.
É que de acordo com Ivaldo Quincardete varias escolas foram forçadas a encerrar as portas devido à nova vaga de ataques terroristas e de deslocados.
“e neste momento estão a funcionar 821, quer dizer que temos o registo de 157 escolas que neste momento estão fechadas”.
Para Ivaldo Quincardete, o distrito de Chiure é o de maior preocupação a par de outros dois devido ao elevado numero de escolas encerradas devido ao terrorismo.
“A seguir temos Macomia com 35 escolas que estão fechadas, estes são os nossos distritos, Mocímboa da Praia ainda tem 19, 40 estão a funcionar das 59 então, são os três distritos que têm números elevados.”
Em declarações à rádio pública moçambicana, o director de educação e desenvolvimento humano da província de Cabo Delgado assegurou também estar-se a fazer o levantamento das crianças que fugiram do distrito de Chiúre em consequência dos últimos ataques terroristas.