Cristiano Ronaldo foi suspenso por uma partida por fazer um gesto supostamente ofensivo durante uma partida do Campeonato Saudita, enquanto jogava pelo Al Nassr na Saudi Pro League.
Após a vitória do Al-Nassr por 3 x 2 sobre o Al-Shabab, rival de Riad, no domingo, imagens de vídeo mostraram Ronaldo cobrindo a orelha e empurrando repetidamente a mão para a frente, perto da pélvis, em um gesto que parecia dirigido aos apoiadores do Al-Shabab.
Cantos de fundo de “Messi”, sobre Lionel Messi, rival de longa data de Ronaldo, foram ouvidos.
O Comitê Disciplinar e de Ética da Federação Saudita de Futebol (SAFF) anunciou a sanção nas redes sociais na manhã de quinta-feira, horário local. A próxima partida do Al-Nassr no campeonato será na quinta-feira, em casa, contra o Al-Hazm, de acordo com a Lusa.
A ex-estrela do Real Madrid e do Manchester United também terá que pagar uma multa de 20 mil riais sauditas (5.333 dólares) ao Al-Shabab, para cobrir os custos de apresentação de uma reclamação pelo clube, e metade desse valor à Federação. A comissão disse que a decisão não está sujeita a recurso.
Embora o incidente não tenha sido captado pelas câmeras de televisão, o gesto de Ronaldo, que marcou pênalti ainda no primeiro tempo, foi amplamente criticado na Arábia Saudita por ex-jogadores e comentaristas.
Segundo a mídia saudita, o homem de 39 anos disse à comissão que foi um gesto de vitória, comum na Europa.
Esta não é a primeira vez que o avançado português está no centro da polémica desde que ingressou no Al-Nassr. Em Abril passado, ao deixar o campo após uma partida contra o Al-Hilal, Ronaldo pareceu agarrar os órgãos genitais enquanto os torcedores gritavam o nome de Messi. Nesta ocasião, o Al-Nassr disse que o atacante machucou a virilha durante a partida.
Ronaldo, que ingressou no clube de Riade em Dezembro de 2022, tem 22 gols no campeonato. Ele abriu o placar contra o Al Shabab, de pênalti ainda no primeiro tempo.
O Al Nassr também está nas quartas de final da Liga dos Campeões Asiáticos, competição que nunca venceu.