Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img

JOSÉ CALENGI, MANTÉM OS NÍVEIS DE CONFIANÇA E ASSEGURA QUE O EXECUTIVO VAI REALIZAR O COMPROMISSO DE ANGOLANO E DO PAÍS

Exclusivo : Falta de logística hábil e equipamento operacional tornam o adiamento de Canso Angola 2024 A falta da logística suficiente e equipamento operacional nomeadamente,...
HomeOPINIÃOA BOA VIDA DE UNS NA MESMA PÁTRIA QUE NOS VIU NASCER

A BOA VIDA DE UNS NA MESMA PÁTRIA QUE NOS VIU NASCER

A BOA VIDA DE UNS NA MESMA PÁTRIA QUE NOS VIU NASCER
2ª temporada.

Por: Poeta Ukwanana

A Eureca do ano que terminou 2023, foi termos conhecido a descoberta de que, a Nossa Pátria Querida ANGOLA afinal esta entregue nas mãos de Políticos que, se assumem como Bisneiros ou tios do Bisno, enquanto o Povo desta Angola não tem Bisno.

O Povo que consegue se entranhar bem para realizar um Bisno qualquer, a soberba é dos dirigentes que reclamam ter feito uns bons milhares e rejeitam o combate à corrupção porque lhe tirou o melé da boca que, gostariam continuar com “acumulação primitiva das riquezas”.

Não desenterraremos aqueles que jazem porque os que partiram só merecem flores os seres viventes devem reestruturar as suas mentes para que os erros cometidos não se repitam mais, olhemos de forma holística sobre as necessidades reais das populações, o nosso povo vive como? Pensa como? Que que sociedade nós queremos? De BISNEIRO ou da Ética e da responsabilidade coletiva? Se assim não for, de nada valerá citar ECLESIASTES.

Oh BOA VIDA de uns e o sofrimento é dos outros que, representam a maioria dos autóctones, nunca imaginei que os que tem a BOA VIDA choram na calada da noite como fossem bebeis que, o renegaram anos o leite e o beberron.

Não há BISNOS nenhum que dá Boa Vida, senão for à CORRUPÇÃO, NEPOTISMO e o REMANEJAMENTO ORÇAMENTAL que, construa infraestruturas não programadas a custa de um BISNO bem feito nos GABINETES com AR CONDICIONADO.

Difícil se torna acreditar alguém que fala em nome de um POVO sem BOA VIDA, mas faz BISNO com as coisas do POVO de que fala e aparentemente, um dia defender ou falar dele na calada da noite.

O remanejar para se servir melhor enquanto para os sem VIDA nada têm para se servir, estes remanejam a esmola da rua, mudando de rua em rua onde haver maior circulação dos possíveis ou potenciais doadores da esmola .

Oh BOA-VIDA já não nos enganas quando pretendes usar mais um POVO POBRE nas suas ladainhas de CURTAS e COMPRIMIDAS para deleitar nos pastos verdes um dia mais, não mais, nem um dia mais.

Oh BOA-VIDA que cegas os que dirigem ou os que dirigiram sob a bandeira da CORRUPÇÃO porque à CORRUPÇÃO dá BOA-VIDA, aquela que negaste a maioria dos Angolanos menos equipados que representam Angolanidade.

Já não haverá pastos verdes para os BODES que, já engordaram a muitos anos ,devem emagrecer com as patologias adquiridas nas BOA-VIDA ou de causas naturais de envelhecimento das células .

Oh BOA-VIDA os BISNOS dos BISNEIROS do passado passaram só restam saudades e recordação, das burlas que muitos parceiros sofreram nestes truques de ser vivo ou BISNEIROS.

Usaram a bandeira do partido para fazerem BISNOS consigo próprio remanejando tudo e quanto mais, para atingir uma VIDA sem fim, como que os outros não pensassem e não fossem empreendedores.

Oh BOA-VIDA, governar e fazer BISNOS, BISNOS dos que deviam organizar a POLIS não dá o desenvolvimento a nenhum país, eliminas a classe privada quando definidor de políticas também é definidor do BISNOS.

Nada andou no BISNO do Namibe e do BIÉ, BIÉ é mais que qualquer BISNO, Namibe idem, onde os secadores de peixe deixaram de existir no Tomboa e outras paragens da orla marítima, ao ponto dos flamingos deixaram de se alimentar porque o BISNO tomou conta.

Não há uma imaginação possível se não combater os BISNEIROS que, andam à solta de camisa branca e gravata para esconder o BISNOS na gola branca.

Com o BISNOS inclinaram o país para berma de um rio sem nome, as CRIANÇAS que virão atrás, descobrirão que a inclinação é muito grande e jamais conseguiram levantar este país da BOA-VIDA.

Estabilizar o país tem de ser agora com o COMBATE à CORRUPÇÃO, para que os PASTOS VERDES SEQUEM e as CORDAS LARGAS e CURTAS deixam de existir para sempre para que ninguém mais ultrapasse o cahumbo do outro e comer a seu bel prazer.

Oh BOA-VIDA!
interessa-nos o poema porque nos dá, VIDA, aquela VIDA negada um dia aos detentores da PÁTRIA, uma PÁTRIA para todos que devia servir a todos.

A POLIS segundo PLATÃO é a artes de GOVERNAR, ADMINISTRAR as CIDADES, aqueles que tem esse dever afinal na calada da noite se transformaram em BISNEIROS.

Afinal quem governará as cidades?

in: lamúrias del Ukwanana.