O Governo de Ruanda entregou, esta terça-feira, 22 toneladas de alimentos e medicamentos a Moçambique para apoiar as vítimas das cheias que assolam o país. O donativo, que inclui bens essenciais como farinha, leite e kits de emergência, foi entregue pelo embaixador Donat Ndamage, que destacou a solidariedade e a “irmandade” entre as duas nações.
By: Arson Armindo
A Secretária de Estado moçambicana, Maria de Fátima Simon Manso, agradeceu o apoio, confirmando que um segundo lote chegará na próxima quinta-feira. A assistência será distribuída pelo INGD (Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres) nos centros de acolhimento, onde cerca de 93 mil pessoas ainda aguardam ajuda para colmatar o défice alimentar e sanitário causado pelas intempéries.
“Moçambique e Ruanda são países irmãos e amigos. Quando soubemos da situação causada pelas chuvas e inundações, decidimos apoiar os nossos irmãos e irmãs”, afirmou, acrescentando que Ruanda também enfrentou situações semelhantes em 2023, o que reforça o espírito de empatia e compaixão.
Por sua vez a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Moçambicanas no Exterior, Maria de Fátima Simon Manso considerou a doação um gesto de grande significado humanitário
“Esta assistência enquadra-se no contexto da calamidade que o nosso país enfrenta devido às chuvas intensas. Recebemos hoje 22 toneladas de diversos produtos e aguardamos um segundo lote na próxima quinta-feira”, disse
Já o director da área de Prevenção e Mitigação no INGD, César Tembi, explicou que a doação vai ajudar a reduzir os défices existentes na assistência às populações afectadas.

