Become a member

Get the best offers and updates relating to Liberty Case News.

― Advertisement ―

spot_img
HomeNOTÍCIASSAÚDEPosto de Saúde do Km 30 vandalizado

Posto de Saúde do Km 30 vandalizado

Luanda – O Posto de Saúde do KM 30, localizado no Distrito Urbano da Baia, foi sexta-feira, 19, vandalizado pelos familiares de um paciente.

Tudo aconteceu quando um cidadão de 42 anos de idade que respondia pelo nome de Domingos Paquete Agostinho, que ao deixar o Posto de Saúde, isto depois de ter apresentado os resultados do exame de Raio X, solicitado um dia antes pela equipa em serviço, pelo facto do mesmo sofrer de uma tuberculose pulmonar complicada, fruto do uso de bebidas alcoólicas, tendo como preferência os pacotinhos de whisky.

Ao ter sido notado que o mesmo estava a deitar cuspi misturado com sangue, a equipa médica, ao tentar prestar toda assistência necessária, foi impedida pela irmã do mesmo, tendo esta alegado que o seu irmão vai ser medicado num centro de saúde onde já tinha sido assistido e orientado a procurar o Posto de Saúde de referência na zona, pelo seu estado.

Ao negarem a assistência médica do Posto de Saúde, Domingos Paquete Agostinho e sua irmã, deixaram a unidade sanitária, ignorando todas as orientações dadas pelos profissionais de saúde daquela unidade.

A 5 km de distância da unidade sanitária, o mesmo veio a cair e ali acabou por falecer.

Ao aperceberem-se da situação, a equipa médica do Posto de Saúde, dirigiu-se ao local na prespectiva de dar todo o apoio, só que infelizmente nada mais podia ser feito para salvar a vida do mesmo cidadão. Ainda assim, os profissionais de saúde, pautando pela ética profissional, na presença do SIC e de outras forças da ordem, foi retirado o corpo daquele local.

Inconformados com a morte do seu ente querido, os irmãos do falecido, no caso, o jovem Genilson Agostinho de 31 ano de idade, irmão menor do malogrado na companhia da sua irmã e de um grupo de cidadãos dirigiram-se a unidade sanitária, onde acabaram por vandalizar a mesma e espalhar o terror aos médicos e enfermeiros, que na salvaguarda do bem vida, tinham que se esconder em lugar seguro até que as forças da ordem pública, afectos a esquadra da Baia vieram em socorro dos mesmos.

Da acção, resultou na vandalização de 3 portas de Vidro, 1 Janela de Vidro, uma mesa e uma cadeira de plástico, assim como no ferimento de uma técnica de saúde.

Depois de toda a acção e ao aperceber-se da vinda da polícia, os mesmos meteram-se em fuga.

Referir que, esta situação, aconteceu nesta sexta-feira, 19 de Julho, no período entre as 10 e as 11 horas da manhã.

Aterrorizados, os médicos e enfermeiros, temem pelas suas vidas, uma vez que situações do gênero são constantes nesta zona.