Após o desempenho do presidente Joe Biden durante o debate de quinta-feira contra o ex-presidente Donald Trump, democratas como Michelle Obama estão a ganhar popularidade como potenciais substitutos como o candidato do partido menos de dois meses antes de sua convenção.
Biden, que completaria 82 anos na sua hipotética tomada de posse, não conseguiu acalmar as preocupações sobre a sua vitalidade e acuidade mental durante o debate.
Ele às vezes parecia confuso e tropeçava nas respostas, com Trump ridicularizando Biden em determinado momento por uma resposta ininteligível a uma pergunta sobre imigração e segurança nas fronteiras.
Com o presidente incapaz de tirar vantagem dos antecedentes presidenciais e criminais de Trump, a sua idade continua a ser uma questão importante para os eleitores. Uma pesquisa de março do New York Times descobriu que 61% dos eleitores de 2020 agora acham que ele está “velho demais” para outro mandato.
Nomes democratas surgiram como possíveis substitutos de última hora, já que os indicados do partido incluíam a vice-presidente Kamala Harris, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e a ex-primeira-dama Michelle Obama.
Conforme os espectadores assistiam ao debate, as probabilidades para Newsom, Obama e Harris também aumentavam.