SLOT GACOR
Início » Nigéria liberta 130 estudantes sequestrados em ataque à Escola Católica St. Mary’s

Nigéria liberta 130 estudantes sequestrados em ataque à Escola Católica St. Mary’s

by Marcelino Gimbi

 Abuja, Nigéria — Cento e trinta estudantes que permaneciam em cativeiro após o ataque armado contra a Escola Católica St. Mary’s, em Papiri, no Estado de Níger, foram libertados pelas autoridades nigerianas. O porta-voz do presidente Bola Ahmed Tinubu informou que a operação, conduzida pelos serviços secretos militares, garantiu a libertação do grupo.

Os alunos tinham sido sequestrados em 21 de novembro, quando homens armados invadiram o complexo escolar e levaram à força pelo menos 303 estudantes e 12 professores. Nas primeiras horas após o ataque, cerca de 50 jovens conseguiram escapar, e mais de uma centena foi libertada no início de dezembro.

Apesar de alguns relatos recentes mencionarem que cerca de 30 pessoas continuariam desaparecidas, a Polícia afirmou que todos os sequestrados foram libertados, incluindo funcionários da instituição. As autoridades anunciaram novas verificações para confirmar o número exato de vítimas e informaram que o grupo libertado será transferido para Minna, capital do Estado de Níger. Os responsáveis pelo sequestro ainda não foram identificados, e o governo não divulgou detalhes sobre a operação de resgate.

O caso reacende lembranças do sequestro de 2014, quando quase 300 meninas foram raptadas de uma escola em Chibok, no Estado de Borno, por militantes do Boko Haram. A atuação do grupo extremista — combinado com ações de bandos criminosos que atuam em sequestros para resgate — tem contribuído para o agravamento da violência no norte e centro da Nigéria. A vasta área rural do país continua a dificultar a contagem precisa das vítimas desses ataques.

Novembro foi um dos meses mais críticos do ano no que diz respeito à insegurança no país. Em apenas duas semanas, mais de 400 pessoas foram sequestradas em diferentes regiões. No Estado de Kebbi, 25 crianças foram raptadas na cidade de Maga, enquanto no Estado de Kwara, 38 fiéis foram levados durante um ataque a uma igreja, mas posteriormente libertados.

Diante dessa escalada, o presidente Tinubu declarou estado de emergência nacional no final do mês e determinou o recrutamento imediato de novos efetivos das forças de segurança, numa tentativa de reforçar o combate aos grupos armados que continuam a desafiar o governo e aterrorizar comunidades inteiras.

related posts

Leave a Comment

spaceman slot
bonus new member
server jepang
Mahjong
thailand slot
slot 777
slot depo 10k
server jepang
slot gacor