O município de Moçâmedes acolhe o III Congresso de Laicado Católico de Angola e São Tomé, num evento que junta várias personalidades da Igreja Católica e do Estado.
O evento foi aberto na tarde desta sexta-feira, 25, no anfiteatro da UNINBE, pelo Governador Provincial, Archer Mangueira, que, na sua intervenção, agradeceu o facto de o Namibe ter sido escolhido como espaço de diálogo e partilha da jornada espiritual e cívica – que reflete sobre o papel dos leigos nos campos político, social, econômico e empresarial.
Archer Mangueira, católico praticante, falou também sobre a fé que deve ser vivida para unir.
“Neste espírito, deixo aqui um compromisso: nunca erguermos uma barricada sem nos colocarmos no lugar de quem fica do lado de fora. Em Angola, a fé não pode ser muro. Deve ser ponte” disse.
O Congresso de dois dias reúne delegados das diversas dioceses, movimentos e associações para avaliar as actividades desenvolvidas e discutir o impacto sobre a comunidade, reforçar o papel dos leigos na vida da Igreja, incentivando maior compromisso e participação activa em actividades eclesiais.

